ENERGIA - Coordenador do “Luz Para Todos” presta informações na AL

A meta é que até o ano de 2014 aproximadamente 150 mil famílias sejam beneficiadas com o programa

HIARA RAQUEL PRADO/Secretaria de Comunicação

Por solicitação do presidente da Comissão de Infraestrutura Urbana e Transporte, deputado Wagner Ramos (PR), o coordenador do Programa Luz para Todos, da Eletronorte, Gustavo Lobo Vasconcelos, prestou esclarecimentos sobre os dados referentes aos investimentos bem como o número de linhas construídas e seus beneficiados.

O programa foi instituído em 2003 pelo Governo Federal, de acordo com o artigo 3º do Decreto nº 4.873 e é considerado o maior programa de eletrificação rural do mundo. Segundo o coordenador, o programa já beneficiou 122 mil famílias, somente em Mato Grosso. Entretanto, devido ao grande número de demandas, o Luz para Todos foi prorrogado e a meta é que até o ano de 2014 aproximadamente 150 mil famílias sejam beneficiadas.

Os investimentos realizados desde o início do programa (2004) foi de R$ 1,2 bilhão e até 2014 poderá chegar aos R$ 1,5 bilhão. As instalações realizadas somam 52 mil quilômetros de rede construída, 500 mil postes fixados e 80 mil transformadores instalados.

Gustavo lembrou que todo o planejamento e decisão são feito em conjunto através de um Comitê Gestor Estadual, que é composto por representantes do Ministério de Minas e Energia, Secretaria de Estado e Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), SEBRAE, AGER, SEDRAF, Rede Cemat e Eletronorte.

Ainda segundo o coordenador, a prioridade para o atendimento do programa são as comunidades indígenas, áreas remanescentes de escravos, assentamentos rurais, municípios com baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e nas regiões com baixo índice de atendimento de energia. Além disso, outro critério é o custo da obra, ou seja, deve estar dentro do orçamento programado e aprovado para o ano e com maior numero possível de pessoas beneficiadas.

Para ser beneficiada pelo programa, a pessoa deverá se cadastrar gratuitamente em uma agência da Rede Cemat mais próxima à sua região, ou pelo telefone 0800-6464196, munidos de documentos pessoais.

Também participaram da reunião o deputado José Domingo Fraga (DEM) e o gerente do departamento de Eletrificação Rural da Rede Cemat, Carlos Gabriel Hugueney.

Mais informações:

Secretaria de Comunicação

3313-6310

Nenhum comentário: