COPA DO PANTANAL 2014 - AL discute nesta 4ª, com Agecopa e Prefeitura, obras de desbloqueio em VG


A população de Várzea Grande e da Baixada está sendo convidada pelos deputados para participar da discussão sobre o projeto para o município

Autoridades da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal – FIFA 2014 e de Várzea Grande terão oportunidade de apresentar nesta 4ª feira (29), durante reunião da Comissão Parlamentar de Acompanhamento da Copa do Pantanal na Assembleia Legislativa, os projetos do sistema viário que serão desenvolvidos naquele município.

De acordo com o Capítulo 8 do relatório final do “Plano de Mobilidade e Transporte da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá”, estão previstas 40 intervenções de desbloqueio (21 no Programa de Articulação Viária e 19 no Programa de Infraestrutura Viária Complementar), com extensão total de aproximadamente 100 quilômetros.

No programa principal, o “Estratégico de Circulação Urbana e Infraestrutura”, serão feitas intervenções em 24,79 km, em Várzea Grande (alargamento e obras de arte, duplicação e ampliação) e 39,39 km em Cuiabá. Segundo Carlos Klaus – assessor especial do diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, o prefeito Murilo Domingos já assinou o projeto.

Uma sobreposição dos Mapas de Articulação, Viário e de Expansão Viária, em poder da comissão, mostra que já estão traçadas todas as obras de bloqueio em Cuiabá e nenhuma está demarcada em Várzea Grande.

Para o presidente da comissão e vice-líder do Governo na AL, deputado Wagner Ramos (PR), é importante que os trabalhos em ambas as cidades caminhem simultaneamente. “O projeto de desbloqueio do trânsito tem importância estratégica para as obras de implantação do VLT porque prevê a abertura de ‘rotas de escape’ ou ‘pontos de fuga’ para desobstruir o trânsito nas regiões onde elas forem realizadas.

O Plano de Mobilidade e Transporte avalia e mostra as condições de circulação e de acesso aos municípios da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, por meio da modalidade rodoviária. O objetivo é orientar as esferas competentes no âmbito da sua jurisdição na adoção das medidas necessárias para a reestruturação do transporte rodoviário.

Wagner Ramos e os demais parlamentares que integram a comissão – Jota Barreto, Zeca Viana, Luiz Marinho, Nininho, Nilson Santos, Ezequiel Fonseca e Percival Muniz estão convidando a população de Várzea Grande e da Baixada para participar das discussões sobre as obras de desbloqueio de Várzea Grande. A reunião tem início previsto para as 11 horas, na Sala da Comissão de Acompanhamento da Copa-2014, no 1º andar da sede da AL.

Fernando Leal
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: