Wagner Ramos contesta IBGE e aponta crescimento em Tangará da Serra

Ele se baseou em vários cenários para se posicionar, tendo o próprio instituto, o PNUD e o perfil econômico do município como referências

O deputado Wagner Ramos (PR) voltou a contestar os números divulgados pelo IBGE que, em recontagem feita este ano, anunciou ter registrado 82 mil habitantes em Tangará da Serra. Em retrospecto feito da tribuna da Assembléia Legislativa, o parlamentar lembrou que – em 2007 – já havia questionado censo anterior do instituto.
Na ocasião, o levantamento apontou 76 mil habitantes. “Já naquela época, divergíamos do IBGE. Pelos nossos cálculos, Tangará já possuía população superior a 90 mil habitantes. Agora, de forma indireta, o instituto praticamente nos deu razão ao contabilizar cerca de 82 mil pessoas residindo em nosso município”, disse o parlamentar.

Ele ressaltou, no entanto, que a região vive um “boom” de crescimento e conseqüente desenvolvimento. “Apesar da recontagem do IBGE, ainda acreditamos que seus números não representam a realidade local. Tangará já superou a casa dos 100 mil habitantes”, completou Wagner Ramos.

Ele se baseou em vários cenários para se posicionar sobre o assunto, um deles o crescimento oficial do eleitorado local. Em 2006, a Justiça Eleitoral apontou exatos 49.906 eleitores para Tangará. Em 2008, ainda de acordo com a mesma fonte, esse número cresceu para 52.500.

Traçando um comparativo entre eleitorado e população, a própria Justiça demonstra que Wagner Ramos tem razão em sua avaliação. Há alguns anos, ela usava como referência a proporção de 65% do eleitorado na comparação com o número de moradores para fazer o recadastramento. Entretanto, o aumento da expectativa de vida aliado à redução no número de filhos por casal, teria forçado a reavaliação desse índice, que passou a ser de 80%.

“Considerando esse cenário, Tangará da Serra já teria 94.500 habitantes no ano passado. Ocorre que há bastante tempo a cidade vive um processo de crescimento contínuo, refletido no surgimento de novos bairros, novas edificações e no incremento de sua economia”, salientou o vice-líder republicano na AL.

Outros dados estatísticos reforçam a visão do parlamentar. Segundo a classificação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), referente ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Tangará da Serra está à frente de mais de 4.500 outros municípios brasileiros e entre os 30 mais bem colocados em Mato Grosso.

“Isso, sem contar que, no setor da Economia, Tangará conta com um programa de incentivos a novas empresas que tem atraído investimentos importantes”, concluiu Wagner Ramos. Durante seu pronunciamento, o deputado José Domingos (DEM) fez avaliação semelhante relacionada ao município de Sorriso. Em sua última estimativa, o IBGE revelou que a população brasileira ultrapassa a casa dos 191,4 milhões. Seus dados têm como referência o dia 1º de julho de 2009.

FERNANDO LEAL
Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário: