Wagner Ramos consegue R$ 16 milhões com o governo para assentamento

O crédito- a ser obtido a partir de parceria entre os governos federal e estadual - por meio da Seder – vai beneficiar 263 famílias

O líder do Partido Republicano na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos, acaba de conseguir junto ao governo estadual recursos da ordem de R$ 16 milhões do crédito fundiário para o assentamento de 263 famílias de pequenos produtores rurais ou cerca de mil pessoas no município de Porto Estrela.

O crédito será obtido a partir de parceria entre os governos federal e de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder). Já definida, a área a ser adquirida na região, de quase dois mil hectares, abriga a Fazenda São João, situada nas proximidades da Comunidade Oriente. Nela, em extensões médias de 12 hectares para cada uma, as famílias irão trabalhar na criação de rebanhos de cabras e ovelhas.

Para Wagner Ramos, a medida vai possibilitar o incremento da economia local com a produção de matrizes, de carne, leite e lã, e a partir de uma possível parceria com o frigorífico em funcionamento no município.

O projeto de assentamento existe desde dezembro do ano passado, mas dependia da disponibilização dos recursos conseguida agora por meio da ação do líder republicano. Os próximos passos, segundo ele, serão as entrevistas com cerca de 500 famílias para definição do grupo de 263 a ser assentado e a vistoria da área pelos engenheiros da Seder.

O projeto será desenvolvido em Porto Estrela por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores locais, e os governos estadual e federal.

Wagner Ramos destacou a importância das ações da Seder voltadas aos projetos na agricultura familiar, na assistência técnica aos produtores, o biocombustivel, o programa de desenvolvimento da cadeia produtiva do leite e os encaminhamentos eficazes ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário (Prodesa), entre outros.

“Se depender do secretário Neldo Egon Weirich e sua equipe, os municípios mato-grossenses Mato Grosso serão produtivos por excelência – cada um dentro de suas características. O grupo que conduz a Seder é bastante técnico e atuante a ponto de nos deixar tranqüilos quanto ao encaminhamento e aos resultados positivos dos projetos desenvolvidos”, salientou o parlamentar.

O Crédito Fundiário é um programa que possibilita aos trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra, minifundistas e jovens rurais o acesso a terra por meio de financiamento para aquisição de imóveis rurais.

Nos próximos dias, Wagner Ramos fará uma vista a Porto Estrela para reunião com o prefeito, vereadores e demais autoridades e representantes diretamente envolvidos para discutir os termos da efetivação do assentamento das famílias na região.

FERNANDO LEAL
Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário: